quinta-feira, 21 de abril de 2011

O dedo...

Antes de ser mãe tinha teorias e convicções do uso da chupeta e do não uso do dedo. Pensava: Com meu filho vai ser assim; como filho vai ser assado...

Logo na primeira semana ofereci a chupeta a Joana, afinal, chupeta acalma a criança, e bem usada não faz mal a ninguém; E confesso que acho lindo bebê de chupeta, rs.

No início ela chupava, com auxílio pois a chupeta sempre caía, ela cuspia, não sabia chupar. Eu me denominava "A escrava da chupeta", pois toda hora tinha que colocá-la, porque caiu e ela reclamava... Neste época Joana usava luvinhas. Com o tempo o uso da chupeta era apenas na hora do desespero, e ela nunca gostou muito... Desisti da chupeta, pois se ela não quer para que insistir?

No segundo mês a pediatra disse que não era necessário o uso constante de luvas, principalmente pelo calor, e eu observei que isso poderia retardar o descobrimento da mãozinha e sua exploração.

Foi aí que a Joana descobriu o DEDO, fiquei desesperada! Novamente falei com a pediatra, e ela disse que era normal, estava coçando a gengiva, brincando, mas que isso não significava que ela chuparia o dedo mais tarde...

obs: A pediatra na época passou uma vitamina (protovitplus) que a Joana odeia, e eu dava a chupeta logo em seguida na tentativa de minimizar o sabor, e foi aí que ela aboliu de vez a chupeta! Faz até careta,rs!

Bom, acontece que a Joana não parou de chupar o dedo, no berço (de madrugada), só escuto o barulhinho e quando vejo o dedinho ta na boca... Está com sono o dedo está na boca...

Nunca incentivei, tampouco ofereci o dedo, ela descobriu sozinha, claro que além do dedo a mãozinha também vive na boca, mas normal, nada que todo bebê não faça. Mas e chupar o dedo? Mais um dilema na saga de uma mãe de primeira viagem...

Será que torcer por uma boa genética bucal adianta?Rs.

Gente, a teoria eu tenho, mas por em prática está difícil...Sem falar que se eu tiro o dedo faz escândalo...

Aguém já passou por isso??

Olha a carinha dela chupando o dedinho...

6 comentários:

Biah disse...

NOSSA.. QUE DIFÍCIL...r.s.. Eu chupei chupeta até uns 6 anos quando um amigo do meu pai a comprou de mim (que tipo de educação é essa hein?) Vendi, mas adotei o dedo depois de "velha". Chupei o dedo por um tempão !!! Usei aparelho dos 8 aos 14 anos e me enchi dele, não concluindo o tratamento. Eu não sei o que faria se a Celeste chupasse o dedo porque teria medo mesmo de que ela continuasse... É gengiva e etc, mas a criança pega gosto pelo dedo porque acalma. Um amigo médico dizia que preferia o dedo à chupeta porque quando estivesse brincando seu filho não poderia usar o dedo, já a chupeta... Assim ele achava menos prejudicial chupar o dedo... Só que não dá pra tirar da criança! rs... Sei lá... Dizem os estudiosos que na tenra infância os seres humanos têm a via oral como meio de satisfação primirdial, assim, é normal que se chupe dedo e chupeta. A Celeste parou com a chupeta aos 2 anos e meio (depois de sair da fralda!!!) porque um cachorro mordeu sua chupeta, ela ficou com nojo e eu incentivei ainda mais dizendo que a baba do bicho estava a chupeta dela.r.s.. Como ela ainda não sacava de comércio, não pediu para comprar outra e ficou numa boa, nem chorou.. pedia algumas vezes mas quando lembrava do cão desistia..rs.... Depois de um tempo viu uma amiga da escola chupar o dedo e quis imitá-la. Aí dei bronca e disse que a menininha era bebê e se ela queria que eu colocasse fralda nela tb... Pronto, nunca mais chupou o dedo... Em compensação, há uns 5 meses, resolveu roer a unha e ainda não sei como solucionar porque isso é sinal de ansiedade - segundo os estudiosos... rs... CAda hora é uma nova!

Aline Souza disse...

Eu chupei chupeta até os sete, roí unha até 12 anos, mamadeira até 9!! Tudo errado!Rsrs...

Parei o chupeta porque os meninos (amigos do meu primo)riam de mim, a mamadeira porque não dava mais (eu mesma fazia o meu leite!) e a unha porque resolvi ficar bonita igual a mamãe,rs.

Queria que com a minha filha fosse tudo certinho, rsrs, utópico né?Rs

Pois é, criança é uma figura, cada dia uma novidade. Nem sempre boa,rs.

Sinceramente não sei o que fazer, mas com certeza o dedo deve ser melhor do que a borracha da chupeta, rs. E vc deu sorte! Será que se um cachorro lamber o dedo ela larga?Rsrs...

Obrigada pelas visitas, bom feriado! Bjs

Giovanna baby!! disse...

Oi querida, primeiro quero te pedir desculpas por não ter comentado antes no teu blog, acontece que não conseguia sequer ver o teu blog, sempre dava erro na minha página. Mas agora já resolvi este problema.

O dedo??? Bom...Não sei se tu chegou a ler lá no meu blog, mas eu passei pelos mesmos problemas que tu. A Giovanna não gostava de chupeta, fazia ancia de vômito e tudo, e adivinha?!! aos 04 meses ela pegou o bico!!!!! Isso mesmo, e agora ela adoora...e a mãozinha na boca ela coloca de vez enquando, mas o bico ajudou!
Bjos!!
OBS: agora estamos te seguindo!!

Dani disse...

Oi Aline. Que coisa, agora essa do dedo! Eles aparecem cada dia com uma nova! Será que não é só uma fase?
A Luiza com 3, 4 meses colocava muito a mão na boca, mas era tanta empolgação que às vezes entravam quase todos os dedinhos, não sei como ela conseguia, depois foi passando e veio a fase da descoberta do pé, agora vai com meia e tudo. Mas persistir em um dedo só, não aconteceu. Se bem que ela adora a chupeta dela. Tomara que seja só uma fase da Joana,eu acho que se fosse comigo tentaria a todo momento tirar o dedo e oferecer outra coisa para ela pegar e de noite tentar colocar a chupeta para tentar enganar, pq também tenho medo de criança que segue grandinha ainda chupando dedo. Beijinhos e boa sorte.

Aline Souza disse...

Kássia,

Eu li sobre a chupeta no seu blog, espero ter êxito tb! Pois neste momento trocar o dedo pela chupeta vai ser uma vitória (ao menos neste momento,rs).

Obrigada pela visita!

A Giovanna é linda!

Bjs

Aline Souza disse...

Dani,

Também espero que seja apenas uma fase...

Além do dedo, ela tb coloca a mão inteira! Mas pra dormir é mesmo o dedão...

O meu maior medo é ela grande chupando dedo...

Estou oferecendo a chupeta novamente, ela não chupa, "mastiga" a chupeta,rs...Coloquei um pouquinho de funchicória pra ver se dava um saborzinho, mas não adiantou. Vou continuar insistindo.

Bjs