segunda-feira, 4 de abril de 2011

Trabalho, sim ou não?

Está chegando o final da minha Licença Maternidade e já sinto a dor da separação...

Tive que sair de Licença maternidade antes da Joana nascer, e com isto tenho que retornar no final de Abril, ou seja, ela estará com apenas 3 meses e 23 dias (consegui apenas 15 dias de amamentação, a empresa não liberou mais do que isto...).

O meu trabalho exige viagens de reunião, reuniões na própria cidade demoradas, visitas, etc. Enfim, tenho que estar fora de casa. Pior mesmo são as viagens, pois na cidade que moro não tenho nenhum familiar que tome conta da minha pequena.

Com tudo isto pensei em desistir... Pedir demissão para não me separar da minha filha. O meu marido foi contra, pois sempre fui muito ativa e mudar precipitadamente poderia ser um erro.

A questão é: O que fazer com a minha pequena Joana? Babá ou creche? Difícil decisão... Não gostaria de ter que decidir neste momento. A Joana se alimenta apenas do leite materno, e dependendo da escolha, será uma mudança radical para nós.

Tentando analisar "friamente", inicialmente volto a trabalhar apenas na parte burocrática, telefonemas, assim posso ficar em casa. E de acordo com a necessidade volto as minhas atividades normais. Neste momento precisarei dos meus "braços", rs ( amigas  que sempre me auxiliaram), contar com a sorte e com o bom humor do chefe...

Na verdade, ainda estou confusa em relação a tudo isso. Nada é claro em minha mente, e a cada instante mudo de opinião...

Sem dúvida este momento chega para muitas mães... Alguém tem uma dica?

Imagem da net

3 comentários:

Biah disse...

NOSSA QUE DIFÍCIL. Sou funcionária pública na educação de SP há 7 anos. Iniciei minha "carreira" num CEI (creche). Ficava abismada com a sociedade organizada dos bebÊs! Não tinha idéia de quão autônomos eles são! Nunca esquecerei a primeira briga que presenciei entre os de 7, 8 meses! Nós olhamos o nosso pequeno, indefeso, rodeado de cuidados e não temos noção de que já o são: seres separados de nós. Nos CEI´s paulistanos iniciam crianças de zero meses. Uma vez entrou um com 20 dias, de mãe feirante que tem direito a nada e a creche salvou sua pele! Quando engravidei da Celeste já fui me preparando para esse desapego até pq, para minha sorte,ela ficou 3 anos e meio no "meu" CEI, cujo trabalho é impecável (digo porque conheço mesmo!)... mas saberia que se a ouvisse chorar no berçário não pododeria ir lá acodir... Ela iniciou com 6 meses porque ficou um tempo internada... chorou até os 3 anos quando a deixava na sala (talvez por saber que eu estaria ali perto trabalhando!)Quer dizer, ia sofrer pacas se não me preparasse para a tarefa de desligamento. Se vc puder ir diminuindo o convívio diário e integral aos poucos é melhor. NAda brusco é legal, nunca é! Eu prefiro creche à babá porque não conseguiria confiar num trabalho solitário solitário, sem normatização e supervisão sobre a ação da pessoa. Minha cunhada tentou um monte de babás e eles pegaram no circuito de segurança deles (via internet, do trabalho, há uns 22km de casa!!!) uma babá (de agência)dando uns chacoalhões no menino! Isso assusta e desestimula, eu sei, mas é minha opinião sincera. Hoje, apesar de não ser parte da educação básica e obrigatória, está mais do que comprovado que a ed. infantil é benéfica para as crianças, mesmo de mães que não precisam trabalhar. Importante é encontrar uma escola boa na qual vc confie, idônea que apresente projetos, documentações, enfim, tudo o que puder e tb o trabalho pedagógico, como portifólios - caso não haja referências de outras famílias. ACIMA DE TUDO ISSO: você tem que se preparar porque nossos filhos acabaram de se separar de nós - saíram da barriga há pouco e estão muito mais aptos a isso do que nós!

Aline Souza disse...

Olá! Pois é... Sabe o que a pior, também pensava assim, trabalhei com Ed. Infantil 5 anos e era exatamente isso que dizia as mães...Rsrs...

Agora é a minha vez, a cá estou no mesmo dilema que elas...

Acho que estou com ciúme do que possa acontecer sabe? Leonina que sou gosto de estar no controle, e claro que a minha filha me ame mais do que todos, rs, chega a ser infantil tal insegurança...Mas confesso que a queria só para mim...

Ontem consegui mais 30 dias com o meu chefe (referente a fárias vencidas de setembro do ano passado). Ele aceitou prontamente, o que para mim indica um sinal de alerta, já que desde a minha gravidez o nosso relacionamento ficou muito complicado.

Chegamos a ter uma discussão séria,pois, não suporto injustiça, e talvez eu sinta agora o resultado disso...

Vou aguardar... O que vier eu vou superar...Mais uma vez...

Obrigada pelo conselho. Adoro suas visitas
Bjs

Biah disse...

E EU ADORO VISITAR! = )
Na minha gravidez eu tb tive problemas com a chefia! E é verdade, você comentou que atuava em escolas!!!! Então entende do assunto! Eu tb sou leonina... quis (e quero ainda) morrer quando ela chegava com novidades que aprendeu com outra pessoa QUE NÃO EU!! ai ... que ódio! Mas é treino... o futuro vai ser mais complicado... bju